Na ICAGL você também encontra máxima tecnologia e performance na fabricação do Aquecedor Industrial, onde o conceito relacionado ao aquecimento pode ser obtido de duas formas distintas, conforme a necessidade do seu processo.
Quando falamos sobre o Aquecedor de Passagem, falamos sobre o princípio de operação pelo aquecimento da água no ato da passagem pelo aquecedor antes de ser entregue ao processo, traduzindo exatamente o nome que recebeu.
Já sobre o Aquecedor de Acumulação, teremos o diferencial de contar com um reservatório para que a água se mantenha aquecida e possa ser consumida posteriormente.
No sistema do Aquecedor de Passagem, o conceito é relativamente simples, já que a água é aquecida na medida em que passa por um sistema de serpentina que envolve a câmara de combustão, local onde a chama é acessa.
Neste método de aquecimento, não é necessário reservatório para armazenar a água, já que ela é consumida imediatamente pelo processo.
O acionamento do Aquecedor por Passagem ocorre quando um ponto de consumo de água é aberto. Quando isso ocorre, a chama é acesa pelo movimento de entrada da água no aquecedor.
Essa chama pode ser produzida e mantida por diversos tipos de combustíveis e sua potência deve ser definida pelo volume de água que será consumido no processo.
No sistema do Aquecedor de Acumulação, o conceito adiciona uma variável que pode ser útil a uma grande variação de processos, pois nesse caso a água passa por um sistema de serpentina dentro de um tanque de acumulação, conhecido também como boiler, que será o responsável por manter a água aquecida.
Sendo assim, o Aquecedor de Acumulação tem seu controle efetuado por meio de um termostato que mantém a temperatura dentro dos limites desejados, enquanto que a perda do calor é controlada pelo revestimento térmico existente no cilindro.
Neste sistema de aquecimento por acumulação, o consumo da água pode tanto imediato quanto posterior, já que a água se mantém armazenada e aquecida.